Como Funciona?

como_funciona_facilitação_gráfica

Enquanto um facilitador coleta as informações produzidas pelos participantes de uma palestra, reunião ou grupo de trabalho, um grupo de artistas gráficos registra visual e publicamente tudo o que o grupo falou de mais importante, usando papeis amplos, giz pastel e canetas especiais.

No decorrer das falas, as informações e pontos de destaque são registradas nos painéis através de desenhos, ícones e metáforas visuais, de forma a facilitar o entendimento. Palavras chave, frases e citações são inseridas, contribuindo para a memorização e a posterior consulta dos temas discutidos.

Cientificamente, o ser humano compreende e memoriza mais facilmente quaisquer conceitos se representados de alguma forma que estimule seu cérebro a fixá-lo, não apenas decorá-lo. Culturalmente, utilizamos mais ostensivamente o lado esquerdo do cérebro, responsável pela escrita e pela racionalidade. O lado direito, do lúdico, da organização espacial, da oralidade, onde as habilidades artísticas são desenvolvidas, é subutilizado. Por isso, a Facilitação Gráfica, registro por imagens, é tão aceita e eficaz, por habitar uma área, geralmente, pouco explorada do cérebro e da memória, portanto, com mais espaço para armazenamento.

A equipe de facilitadores gráficos e de processos da ALAVANCA é especialista em criar, em tempo real, painéis criativos, que possibilitem às pessoas caminhos para lembrar visualmente seus compromissos e trilhar os progressos após o evento.

Para conhecer as inúmeras possibilidades de aplicações, clique aqui! Curtiu a ideia, mas antes gostaria de ver mais exemplos de painéis? Clique aqui!

MENU