EDUCAÇÃO E FACILITAÇÃO GRÁFICA: TUDO A VER!

Em maio desse ano a ALAVANCA foi convidada para fazer o registro gráfico completo do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, utilizando-se da facilitação gráfica como ferramenta. O convite partiu da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), organização que está presente em todos os estados do país e tem como principal bandeira a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.

O encontro que durou 4 dias ocorreu na Costa do Sauípe, no Município de São João da Mata-BA, e reuniu cerca de 1.200 Secretários Municipais de Educação de todo o país. Na pauta estavam os debates acerca do futuro da educação pública, o aumento do investimento público no setor e a implementação “pra valer” do Plano Nacional de Educação (PNE). As discussões contaram com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, além de outros inúmeros profissionais do setor público e privado que atuam na área de educação. Até o cantor MV BILL apareceu por lá, contando suas experiências como empreendedor social na educação.

A ALAVANCA registrou todos os conteúdos em inúmeros painéis visuais que podem ser conferidos aqui. O vídeo abaixo foi feito pela UNDIME e mostra um pouquinho do que foi o nosso trabalho! =] 

O Registro Gráfico – também conhecido como Facilitação Gráfica – é uma maneira de retratar de forma lúdica e artística os conteúdos gerados pelos participantes de palestras, planejamentos, conferências, reuniões, workshops, convenções, world cafés, entre outras atividades. Através dessa técnica, as contribuições de diversos participantes dão origem a painéis visuais colaborativos, que servem como ferramenta de motivação e integração, estimulando que o público desses eventos busquem conjuntamente os objetivos compartilhados durante as falas. Além de ser um eficaz registro das atividades ocorridas em um evento, a facilitação gráfica torna os encontros mais criativos e agradáveis.

Quer utilizar a facilitação gráfica em seu evento e torná-lo ainda mais criativo e estimulante para o seu público? Clique aqui e saiba como!

MENU